Academia de Comércio
Lançado em 2017, Academia de Comércio, consistiu num programa de aceleração lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, SBI Consulting e Startup Lisboa destinado a revitalizar o tecido comercial da cidade.
“O projeto nasceu pelas mãos de Marta Miraldes, managing partner da SBI Consulting quando, ao caminhar pela baixa lisboeta, observava que os negócios que eram referência na cidade não se conseguiam manter por não conseguirem acompanhar os desafios atuais que o comércio enfrenta.”, in Observador.
Poderiam candidatar-se ao programa pessoas com ideias de negócio inovadoras que contribuíssem para a revitalização do comércio em Lisboa, abrangendo áreas como o retalho, restaurantes, cafés e outros negócios. Seriam especialmente valorizadas propostas que apresentassem uma vertente online, além do comércio de rua.
O programa destacava-se pelo acompanhamento na concepção e desenvolvimento dos negócios, preparando os participantes para os desafios de arranque do negócio e desenvolvendo competências de gestão, como análise de mercado, finanças e marketing, entre outras.
Além do programa de aceleração, a Academia de Comércio explorou mais dois eixos de intervenção: um programa de apoio a comerciantes já instalados (nomeadamente os do Beato, para prepará-los para o impacto da instalação, na altura, do novo Hub Criativo do Beato) e sessões de apoio ao programa Lojas com História, com o objetivo de otimizar os investimentos no âmbito do fundo municipal que existe para o efeito.