A era digital veio mudar radicalmente a forma como os consumidores tomam as suas decisões de compra. Mais do que nunca, para acompanhar o mercado, as empresas têm que apostar no conhecimento do seu cliente: saber como se comportam e quais os seus principais hábitos.
Uma das ferramentas a que se pode recorrer para obter este conhecimento é o Customer Journey Mapping, uma representação visual que evidencia a experiência do cliente com a empresa/marca, produto/serviço, ao longo do tempo.
Esta ferramenta permite uma maior compreensão sobre o que os clientes querem, o que os preocupa, como é que os produtos ou serviços em questão respondem às suas necessidades e o que será necessário alterar para garantir uma melhor experiência de compra/utilização.
Os principais benefícios para a empresa, decorrente da utilização do Customer Journey Mapping, são:
• Melhoria da eficiência operacional
• Maior coordenação interna de processos
• Diferenciação da concorrência
Mais do que uma ferramenta ou um processo, o Customer Journey Mapping é um mindset que, cada vez mais, tem que ser cultivado nas empresas. Esta é uma aposta que, a longo prazo, pode ter um impacto significativo ao nível das vendas.
Marta Miraldes
#sbiconsulting #commerce #management #customerjourney #futureisnow
Recent Comments