Entender hábitos e comportamentos de consumo, assim como antecipar as necessidades dos clientes, é um dos principais desafios para qualquer empresa. Com os avanços tecnológicos, a experiência de compra/consumo tem vindo a alterar-se e a reinventar-se a grande velocidade…estamos em plena Era da Experiência do Consumidor.
Há alguns anos, o cliente perante uma qualquer necessidade, pe. a compra de um novo par de sapatos, deslocava-se à sua sapataria preferida, escolhia, experimentava, pagava e.… problema resolvido. Caso não encontrasse o que pretendia, teria de deslocar-se a outras sapatarias… Todavia, hoje o cenário é totalmente diferente. Com os seus dispositivos móveis, em qualquer momento o cliente tem acesso a pesquisas, recomendações, fóruns, reviews que lhe permitem identificar e selecionar os sapatos que pretende, comprar, em qualquer parte do mundo…sem nunca visitar uma sapataria.
Ou seja, até o cliente chegar até nós, ele percorre uma série de etapas que podem ou não traduzir-se numa venda.
Caso tenha interesse em conhecer melhor esta ferramenta, aconselhamos os seguintes vídeos: Jornada do Usuário – Livro Design Thinking e How To Create A Customer Journey Map
Lina Figueira
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