A tecnologia tem permitido novas formas de diferenciação e, sobretudo, a possibilidade das empresas do setor do comércio aumentarem o seu potencial de mercado.
Segundo a ACEPI, o e-commerce em Portugal atingiu, em 2017, um volume de negócios de 4,6 mil milhões de euros, representando um crescimento de 11% face ao ano anterior e, antecipa-se uma evolução bastante positiva para os próximos anos. Esta forte aposta na digitalização do comércio foi claramente notória no E-Commerce Connect, evento promovido pela Follow Price no final do mês passado, que juntou no mesmo espaço lojas online e, soluções e serviços inovadores relacionados com a performance das plataformas digitais.
Contudo, atualmente grande parte das empresas deste setor enfrenta o desafio de como conseguir proporcionar a mesma experiência de compra nas diferentes plataformas – online e offline.
Acredito firmemente que o futuro do comércio passa pela capacidade das empresas integrarem as duas modalidades de venda, conjugando aquela que é a capacidade da plataforma online com a necessidade que muitos clientes ainda têm de ver e mexer nos produtos (fisicamente) antes de os comprarem.
Foi com esta convicção que lançámos no ano passado a Academia de Comércio, uma iniciativa que visa contribuir para a competitividade e dinamização do comércio, apostando na implementação de novos conceitos bem como no reforço da competitividade e sustentabilidade dos negócios já instalados.
Vivemos um momento de grande transformação no comércio e acreditamos que é necessário apoiar as empresas do setor a serem os agentes da sua própria mudança, traçando o caminho para o futuro.
(Nota: Deixo aqui o vídeo resumo da 1ª edição do Programa de Aceleração da Academia de Comércio de Lisboa. Espero que gostem!)
Marta Miraldes
#sbiconsulting #academiacomerciolx #academiacomercio #training #futureisnow #weloveourwork #ourteamisyourteam
Recent Comments